Seiva do Jatobá


Seiva do Jatobá do Jardim Floresta Nova Flor



   "O nome jatobá vem da língua tupi e significa fruto de casca dura
    A árvore de jatobá tem ampla distribuição na América do Sul e América Central, do México até o Paraguai
    O conhecimento popular sobre o jatobá é antigo. Populações tradicionais da Amazônia utilizam o chá da casca para tratamento de problemas respiratórios e a seiva como energético com poderes afrodisíaco.
    O jatobá é usado como fitoterápico em toda a Amazônia.No Brasil é utilizada para no combate de uma série de doenças,tais como, acnes, anemia, artrite, asma, pé de atleta,problemas na bexiga, bronquite, bursite, cândida, catarro,cólica, tosse, cistite, disenteria, diarréia, dispepsia, febre,infecções fúngicas, hemorróida, sangue na urina, hemoptise,hepatites, gases intestinais, laringite, problemas pulmonares, dores, problemas na próstata, problemas de pele, dores estomacais, tuberculose, inflamação na uretra, retenção urinária, insuficiência urinária, vermes, feridas; como adstringente, descongestionante, estimulante digestivo e expectorante
                                                                       
     Pesquisas médicas comprovam a eficácia do jatobá como antifúngico, anticandidíase, antimalária, antimicrobiano, antioxidante e antiinflamatório.

     Referências bibliográficas sobre estas pesquisas estão disponíveis em no site da Raintree: http://www.rain-tree.com/jatoba.

     Em análises físico-químicas e microbiológicas realizadas na Unidade de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Acre tivemos os seguintes resultados da seiva de jatobá:
pH: 4,2
fibra total: 0%
proteína: 0%
carboidrato: 0%
lipídeo total: 0%
microbiologia: ausência de coliformes fecal e total, e salmonela
odor: de ácido acético
"


     A utilização da Seiva do Jatobá (Hymenaea courbaril) como um poderoso Tônico Fortalecedor Orgânico, vem de uma cultura milenar pré-colombiana. Contam os povos da mata (índios e caboclos) que sua utilização já era feita a milhares de anos pelos povos Incas, Maias e Astecas, sendo que ainda hoje em dia os Pajés (índios curandeiros das tribos) entre outros, utilizam a seiva do Jatobá para preparar suas poções curativas.

    A Seiva do Jatobá é usada contra tosse, bronquite, afecções pulmonares de modo geral, como antioxidante, fortificante, tônico, expectorante, hepatoprotetor, vermífugo, diurético, energético, fortalecedor do sistema imunológico, afrodisíaco, etc
   A Seiva do Jatobá do Jardim Floresta Nova Flor, segue o modelo da Reserva Extrativista Chico Mendes para extração consciente da Seiva do Jatobá, respeitando a árvore na florada, frutificação, e nas fases mais secas do ano. 

   A técnica e todo o ritual para extração, aprendi com o extrativista Sr.Seiva, o Reinaldo ( In memoriam ), figura de renome na Chapada dos Veadeiros. Ele me apresentou a Seiva do Jatobá, e nos ajudava a manter nossa Rede Extravista na Chapada dos Veadeiros. Hoje contamos também com o fornecimento do extrativista Naza, para divulgação dos benefícios da Seiva, e para nosso comércio justo e solidário. 

Extração consciente da seiva do jatobá no Jardim Floresta Nova Flor





mais informação sobre o manejo da seiva do jatobá , click aqui

mais informações sobre jatobá click aqui